[post-slides]

Método Montessori ou Pedagogia Montessoriana.

Boa noite pessoal,

Faz tempo que não posto, né? Andava meio sem tempo e andei passeando em uns outros blogs, visitando e vendo coisas novas e em um deles tem uma blogueira que está grávida e ela resolveu fazer o quarto da filhinha dela baseado no método Montessoriano e eu já aprendi sobre ele na faculdade, mas com ela falando tanto e mostrando como faz bem para o desenvolvimento das crianças, resolvi relembrar aqui com vocês qual é o Método Montessori ou Pedagogia Montessoriana.

Para quem não sabe essa metodologia foi criada pela Maria Montessori, que a principio era médica e resolveu se especializar e se aprofundar na educação infantil e em como ajudar no desenvolvimento das crianças, no inicio sua metodologia foi feita para crianças com deficiências, mas acabou dando tão certo que ela resolveu expandir para todas as crianças.

Seu método visa o desenvolvimento e o crescimento da criança sem que haja uma obrigação, ou alguém mediando tudo a toda hora e como apoio a criança tem livros e objetos educativos que chamam à atenção da mesma para que possa se interessar e ir atrás do objeto e dessa forma explora-lo da melhor forma possível.

Em um local em que se tem em mente abordar o método montessori é muito importante deixar tudo a vista e ao alcance da criança desde pequena, como fazer prateleiras da sua altura, deixar objetos (brinquedos, livros,espelho, etc) para que dessa forma a criança possa ir atrás do seu próprio desenvolvimento e assim explorar tudo o que aguça os seus sentidos.

Bom pessoal é isso, fiquei com muita vontade de relembrar qual era mesmo o método montessori que a blogueira tanto falava, pois trabalhando em escolas tradicionais a gente acaba esquecendo das outras metodologias de ensino e as vezes é bom relembrar, pois alguma coisa pode nos ser útil no dia-a-dia com as crianças.

Ahhhh… E uma curiosidade que eu não sabia, o Material Dourado foi criado pela Maria Montessori para despertar o interesse das crianças pela matemática e para ao mesmo tempo elas trabalharem a imaginação e a inteligência da criança.

Beijinhos e até a próxima.


Comentar


[instagram-feed]