[post-slides]

Dicas de livros: Extraordinário e Pó de Lua

Hoje vim dar dicas de livros, espero que vocês gostem das dicas de hoje.

Extraórdinário

Informações: O livro foi escrito por R. J. Palacio que trabalha no mercado editorial há mais de duas décadas. Extraordinário foi publicado em 14 de fevereiro de 2012 pela Intrínseca, já teve duas versões da sua capa, uma branca e uma azul (esta ao lado). Para espalhar a mensagem do Extraordinário, Palacio iniciou uma camapanha anti bullying, da qual milhares de crianças já participaram. Número de páginas: 320.

Descrição: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade… até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Resenha: Extraordinário é um livro super fácil e gostoso de se ler. Eu o li já faz alguns meses, porém lembro que o li em poucos dias e a cada página não conseguia parar de ler. Ele nos mostra como é difícil ser alguém diferente, ainda mais com um defeito  no qual todos veem e como é a dura inclusão numa escola. Mas nos mostra como o Auggie enfrenta tudo isso e como ele cativa as pessoas sendo ele mesmo e mostrando que ele é normal apesar do seu defeito. Esse é um livro que eu recomendo para todas as idades, já até recomendei para os meus alunos(rs)

Pó de Lua

Informações: O livro foi escrito por Clarice Freire publicitária que nasceu em Recife que teve seu publicado pela Intrínseca em 2014. Mas tudo começou no facebook com a sua página ‘Pó de Lua’ criada em 2011. Em seu livro seus pensamentos são colocados com delicadeza, humor sutil e despretensioso combinando com desenhos. Número de páginas: 192.

Descrição: Em 2011, discretamente, a publicitária Clarice Freire criou no Facebook uma página para reunir seus escritos e desenhos. Batizou-a como Pó de Lua, sua receita infalível “para tirar a gravidade das coisas”. Desde então, ela vem conquistando uma legião de fãs fiéis e engajados, que se encantaram com a delicadeza de seus pensamentos, seu humor sutil e o traço despretensioso, que combina desenho e até fragmentos de palavras. Entre eles, estão personalidades como a atriz Grazi Massafera e a apresentadora Ticiane Pinheiro.

Da internet para as páginas de um livro, foi mais um salto para a jovem autora recifense, de apenas 26 anos. Ela surpreende seus admiradores com uma proposta diferente. Pó de lua, o livro, tem o formato de um dos cadernos moleskine em que Clarice exercita sua criatividade. Inspirada pelas quatro fases da lua – minguante, nova, crescente e cheia – ela trata em frases concisas e certeiras de sentimentos como a saudade, o medo, a paixão e a alegria, sempre em sua caligrafia característica, ilustradas com muitos desenhos.

Opinião: O livro nos chama atenção desde a capa até os detalhes, é um livro lindo, não tenho palavras para expressar o que senti quando o vi, de tão lindo. Não consegui parar de ler ele, pois não sei como dizer, se são frases, ou poemas, mas sei que o livro tem dizeres engraçados, tristes, tocantes e que realmente nos deixam felizes. A cada vez que eu via uma mensagem que me tocava de alguma forma eu tirava foto e postava no instagram, mas me certifiquei de não postar muitas senão acabaria com a supresa de quem ainda irá ler ele.

Espero que tenham gostado das minhas resenhas de hoje.



[instagram-feed]