[post-slides]

Como trabalhar a matemática?

Boa noite leitores!

 

Hoje vim tratar de um assunto que não sei para vocês, mas para mim as vezes é um pouco difícil de se passar para os alunos, pois eles ficam ansiosos e me interrompem, não deixam eu terminar a explicação e vão logo falando, ou querendo que eu explique logo.

Ensinar matemática… Não é apenas o ato de ensinar, é passar, transmitir, pois não adianta querer que eles decorem apenas para prova, pois assim nunca aprenderão.

Como sabemos a matemática vem desde a educação infantil, quando eles começam a contar, ver figuras geométricas, fazer contas básicas de 1+1, montar quebra cabeça, usar blocos de construção e por aí vai. Só que quando entram no ensino fundamental a matemática fica mais complexa, requer mais habilidades, mais memorização, mais atenção com relação a tudo, eu sempre digo para os meus alunos que se errar um número na conta, eles errarão tudo, pois o resultado já não será o mesmo.

Uma coisa que faço todos os dias antes das aulas de matemática é: pedir que façam silêncio, que primeiro compreendam para serem compreendidos, que tentem fazer pelo menos um exercício sozinhos e se a dúvida permanecer irei ajudá-los, pois todos tem que sair da sala sabendo fazer, porque tudo o que é ensinada em sala, vai de lição de casa e isso tem funcionado bastante. Conversar com eles antes da aula tem ajudado eles a ficarem menos ansiosos e ouvirem primeiro a explicação da matéria.

Outra maneira de se trabalhar é fazendo texto explicativos, cartazes em que eles mesmos confeccionem, para assim colocarem em prática visualizando o conteúdo trabalhado. Esses dias alguns alunos estavam com dúvidas em geometria, todos juntos confeccionamos um cartaz explicando o que era cada figura e colando figuras após a explicação e isso funcionou bastante.

Bem, essa é a minha experiência. Se vocês tiverem mais sugestões escrevam no comentário, ficarei feliz em lê-las e respondê-las.

Beijinhos e até o próximo post.


Comentar


[instagram-feed]