[post-slides]

Como escolher minha próxima leitura?

Vocês já se pegaram parados em frente a estante se perguntando “E agora qual será a minha próxima leitura?”, pois é, muitos leitores caem nesse dilema porque acabamos comprando mais livros do que necessitamos.

Mas a escolha não é tão difícil, se na hora de comprarmos decidirmos comprar o gênero que mais gostamos ou nos identificamos, e não comprar aquele que está barato, ou que todo mundo está lendo, pois em toda nossa vida não conseguiremos ler todos os livros desejados, porque por ano são publicados mais de 10.000 obras, ou seja, é exorbitante a quantidade e não há comparação a quantos livros realmente iremos ler durante um ano.

Estante

Escolha da leitura

Eu ainda não sei definir o meu gosto literário, pois realmente gosto de tudo um pouco – menos terror -, acho que a minha leitura depende do meu estado de espirito, pois quando estou triste quero um livro mais dramático, quando estou feliz quero um romance (pode ser até mamão com açúcar), mas tem vezes que estou querendo mais um suspense, ou livro policial… Então fica realmente difícil de definir o meu gosto literário, mas tem pessoas que realmente já se identificaram e sabem o que realmente desejam de uma leitura e aí não acabam “perdendo tempo” com uma leitura que não é realmente prazerosa.

Mas claro, não há problema nenhum em experimentar outras escritas, outros gêneros, assim acabamos conhecendo um novo gênero que acaba nos agradando e nos tirando da nossa famosa “zona de conforto”.

O problema mesmo é quando as nossas leituras não são bem escolhidas e começamos a ler apenas por ler, acabamos nos massacrando, perdendo a vontade e até mesmo abandonando a leitura pela metade. Ler exigi tempo, dedicação, concentração e mais um monte de aspectos, então para que gastar o tempo realizando uma leitura que não lhe agrada? (A não ser que seja obrigatória como: para a escola, faculdade, cursinho, trabalho, etc)

Não julgue o livro pela capa

Nós leitores realmente nos impressionamos e julgamos um livro pela capa e isso não é algo bom, pois vamos no impulso porque amamos a capa, aí compramos o livro e vamos lê-lo e nos deparamos com uma leitura que não nos agrada, que fica parada na estante e que ainda nos fez gastar o dinheiro que poderíamos ter comprado um livro que realmente fosse mais agradável. Por isso ao comprarmos um livro para ler devemos avaliar tudo: sinopse, capa, comentários, informações adicionais como comentários, entre outros fatores.

Pode ser um exagero, mas eu sei bem como é um livro empacado na estante, possuo alguns e as vezes penso que poderia ter comprado outro que eu realmente desejava. E cá entre nós, trocar no sebo não está mais valendo a pena, estão pagando pouco e quase nunca tem livros bons – pelo menos na minha região não tem -, por isso ficam na minha estante mesmo! Vai que um dia eu resolvo ler algum, rs.

Estante

Os benefícios da leitura

Os benefícios da leitura são inúmeros, como: ler melhor, desenvolver uma boa dicção, desenvolver a memória, a imaginação, conhecer outros costumes, países, pessoas, entre outros benefícios. E gastar tempo realizando uma leitura prazerosa nos dará um ânimo e uma sensação de tempo bem gasto, ou seja, realmente valerá a pena.

Então pelo que podemos perceber a leitura é escolhida por nós mesmos e pelo gênero que preferimos, por isso desencane de ficar tirando o papelzinho da jarra, ficar sorteando, ou fazer uni-duni-tê, pois ler um livro por mais que não agrade é sempre uma leitura bem vinda, um novo aprendizado e uma nova lição, mesmo que não estejamos realmente sintonizados com aquela leitura agora, futuramente em algum aspecto de nossas vidas iremos lembrar dela e talvez desejar relê-la.

Termino este post desejando uma boa escolha a todos para a próxima leitura! Se o post realmente lhe ajudou a escolher, ou tirar dúvidas sobre como escolher a próxima leitura, deixe seu comentário aqui em baixo, irei adorar respondê-lo e saber sua opinião.


Comentar


[instagram-feed]