[post-slides]

Mês: Outubro Rosa

Quinta-feira, dia 01 de outubro entramos no Outubro Rosa, você sabe porque tem esse nome?

O mês de outubro traz consigo um movimento chamado Outubro Rosa, no qual é comemorado no mundo inteiro ele traz o adjetivo rosa por causa da cor do laço que simboliza o movimento mundial contra o câncer de mama – este laço estimula a população se juntar a causa.

Esse movimento teve início nos Estados Unidos na década do século 20 (1997), quando o laço cor de rosa foi distribuído aos participantes da primeira “Corrida pela Cura” e depois de algum tempo foi aprovado que o mês de outubro seria o mês nacional (americano) de prevenção ao câncer de mama.

Desde então o Outubro Rosa vem se expandindo e tendo uma adesão cada vez maior. Os países e cidades estão divulgando esse movimento no mês de outubro e assim promovendo eventos para que a população se conscientize.

Outubro Rosa

Aqui no Brasil a primeira iniciativa surgiu ao iluminarem o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como Obelisco do Ibirapuera) de rosa no dia 02 de outubro de 2002. Desde esta primeira iniciativa surgiram outras, como: iluminar a Fortaleza da Barra de rosa, iluminar o Cristo Redentor, iluminar a Pinacoteca, entre outros monumentos. E desta forma o Brasil vem se tornando cada vez mais iluminado pela cor-de-rosa no mês de outubro, mas para relembrar as mulheres da prevenção do câncer de mama no feriado do dia das mães alguns monumentos também são iluminados pela cor-de-rosa.

O movimento Outubro Rosa vem alcançando os países de forma significativa e realmente está incentivando a prevenção do câncer de mama e com o simbolo do laço cor-de-rosa ele passa a ser um incentivo feminino, bonito e até mesmo elegante e motiva as mulheres a usá-lo para incentivar outras mulheres de forma visual, assim como as luzes.

A causa é reforçada no mês de outubro, onde há uma movimentação e incentivo maior para que haja a prevenção do câncer de mama, mas é claro que não devemos focar neste assunto e fazer os exames apenas no mês de outubro. Devemos estar em dia com nossos exames e buscar orientação médica e ajuda o ano inteiro, caso surja alguma dúvida, ou algo diferente em seu corpo.

Para saber mais sobre o Outubro Rosa acesse o site: Outubro Rosa e o Pink October.

Venha se juntar a esse movimento… Use o laço cor-de-rosa para gerar um incentivo visual e alertar as pessoas que ainda desconhecem a necessidade da prevenção do câncer de mama. Selecionei três livros cor-de-rosa para eu me juntar a esse movimento!

Outubro Rosa

Se você já pratica o incentivo, já praticou, ou teve algum problema relacionado ao câncer de mama e gostaria de compartilhar a sua história, deixe seu comentário aqui em baixo me contando como foi e o que você achou, ou aconteceu!


Comentar


[instagram-feed]