[post-slides]

Mês: Dezembro – parte 3

Mês Dezembro

Último post de indicações de livros infanto-juvenis de dezembro!
E por ser o último vim com quatro indicações que eu acho que são fantásticas para as crianças lerem e fecharem com chave de ouro o mês de dezembro e consecutivamente o ano de 2015.

1. Pippi Meialonga de Astrid Lindgren – Editora Companhia das Letrinhas

Descrição: Píppi é uma menina de nove anos incrivelmente forte. Não tem pai nem mãe e mora sozinha, mas feliz da vida. Seus companheiros são um cavalo e um macaquinho. Ela mesma faz suas roupas – bem esquisitas – e sua comida – biscoitos, panquecas e sanduíches. Destemida e sapeca, lembra a Emília do Sítio do Pica-Pau Amarelo. Píppi tem sempre uma resposta na ponta da língua, está sempre inventando histórias e demonstra grande confiança em si mesma. Dá uma surra em cinco meninos brigões, engana os policiais que querem levá-la para um lar de crianças, põe dois ladrões a correr e enfrenta um touro a unha. Nada convencional e um tanto anárquica, causa espanto e confusão por que realiza sonhos de liberdade e aventura.

2. Sr. Gum e o Biscoito Bilionário de Andy Stanton – Editora Galera Record

Descrição: O Sr. Gum é um horror. Odeia crianças, animais, diversão e está sempre disposto a atrapalhar a vida do pessoal da cidade de Lamonic Bibber. Desta vez, nossos heróis, Polly e Sexta-Feira O’Leary, conhecem um homem-biscoito chamado Alan Taylor, que tem músculos elétricos e é cheio de dinheiro! Ele é bonzinho, mas não muito esperto, e é claro que o Sr. Gum vai querer tirar vantagem dele. Ainda bem que Polly e Sexta-Feira estão por perto para deter esse vilão.

3. O Mágico de Oz de L. Frank Baum – Editora Zahar

Descrição: Levado aos palcos e às telas, citado e cantado, lido e relido em todo o mundo, ‘O Mágico de Oz’ é a mais famosa história infantil da literatura americana. Apó a passagem de um ciclone, Dorothy e seu cachorrinho Totó vão parar na estranah Teera de Oz. Ao lado de novos amigos – o Espantalho, O Lenhador de Lata e o Leão Covarde – encaram perigos e aventuras, desafios e seus próprios medos, num alonga viagem de volta, e de autodescoberta.

4. Uma Professora Muito Maluquinha do Ziraldo – Editora Melhoramentos

Descrição: Um livro que tem graça e ternura. Ao evocar a ‘Professora Maluquinha’, o autor coloca nos olhos do leitor algumas lágrimas de emoção e saudade. Mais do que ensinar, a ‘Professora Maluquinha’ deu a seus alunos a oportunidade de aprender a leitura, com alegria e amor.

Dezembro parte 3

Os livros acima fazem com que as crianças usem bastante a imaginação, pois há partes nas histórias dos livros que não são reais e que exercitam os pensamentos… Eu particularmente acho isso fantástico, pois ajuda realmente as crianças a terem uma visão diferente sobre a leitura, pois ela passa de algo maçante para uma leitura prazeroso, no qual eles vão querer ler mais e mais. Claro que nem todas as leituras nos pegarão de jeito e nos deixarão fascinados, porém nunca devemos desistir e devemos deixar isso bem claro para as crianças (Nunca desistirem de algo!).

Bom é isso, espero que vocês tenham realmente gostado desta seção especial de dezembro, mas logo logo volto com mais dicas, seja infanto-juvenis, young adults, suspense, ainda não sei… Mas se tem algo que você gostaria de ler aqui no blog, deixe seu comentário irei amar ler ele e poder expandir os assuntos abordados aqui no blog!


Comentar

Comentários

Maria em 27/12/2015 às 18:32 | Responder

Gostei muito de ler o seu post, das dicas dos livros, muito bom mesmo.

carinapontes em 28/12/2015 às 13:17 | Responder

Fico feliz que tenha gostado Maria 😀
Muito obrigada!



[instagram-feed]