[post-slides]

Bons segredos

Os bons segredosInformações: Escrito por Sarah Dessen e publicado pela Editora Seguinte em 2015. Número de páginas: 408.

Classificação: Jovem adulto (YA)

Descrição: Sydney sempre viveu à sombra do irmão mais velho, o queridinho da família. Até que ele causa um acidente por dirigir bêbado, deixando um garoto paraplégico, e vai parar na prisão. Sem a referência do irmão, a garota muda de escola e passa a questionar seu papel dentro da família e no mundo. Então ela conhece os Chatham. Inserida no círculo caótico e acolhedor dessa família, Sydney pela primeira vez encontra pessoas que finalmente parecem enxergá-la de verdade. Com uma série de personagens inesquecíveis e descrições gastronômicas de dar água na boca, Os bons segredos conta a história de uma garota que tenta encontrar seu lugar no mundo e acaba descobrindo a amizade, o amor e uma nova família no caminho.

Opinião: A estória é narrada em primeira pessoa por Sydney que é a protagonista. A obra gira em torno de Syd e sua família, a protagonista que a vida toda viu seus pais venerarem e satisfazerem todas as vontades de seu irmão, por isso ela vivia à sombra dele, o Peyton. Até que um dia um acidente acontece… Seu irmão embriagado acaba atropelando um adolescente e é preso. Por causa disto sua vida sofre uma reviravolta, seus pais que já faziam tudo o que Peyton queria agora lutam para tirá-lo da cadeia a todo custo e isto acaba tendo uma grande repercussão, pois faz com que gastos sejam cortados, tempos sejam gastos e planilhas com planos para Peyton ser solto sejam feitas.

Bons segredos

O ponto central da estória é a solidão que a Syd sente, pois ela sente saudades dos pais, saudade de quem foi o seu irmão um dia, porque no momento ela acredita e deseja que ele pague pelo que fez e deseja mais ainda que seus pais enxerguem que o que o Peyton fez é errado e que ele realmente tem culpa. Com esta vida diferente e totalmente sozinha Syd resolveu que deveria recomeçar e que iria fazer isto mudando de escola, fazendo novos amigos e que construindo sua própria fama e popularidade, saindo da sombra do seu irmão. Assim Syd inicia sua nova vida: se matriculando em um colégio público. Como ela desejou e imaginou sua vida mudou realmente, no novo colégio ela conheceu a família Chatam, a família que irá acolhê-la, ouvi-la e confortá-la com muita amizade e amor, um amor que ela nem sabe se já recebeu algum dia.

Esta estória me encantou por causa das mudanças da protagonista, que tinha muitos medos, inseguranças, fora as cobranças feitas pelos pais, mas ela foi mudando cada vez que a família Chatam entrava um pouco mais em sua vida, pois ao ver como eles eram unidos e amorosos isso mexia com a Syd e ia fazendo com que ela passasse cada vez mais tempo com eles. Em alguns trechos da estória eu queria de chacoalhar os pais dela e pedir para eles abrirem os olhos e verem o quanto a Syd estava sofrendo, o quanto ela precisava deles e queria ser ouvida por eles, mas ao mesmo tempo eu queria que a Syd se abrisse e falasse tudo o que ela queria e desejava, ao invés de se fechar e apenas aceitar o que eles queriam, pois a personalidade dela era de satisfazer a vontade de todos à sua volta, e para ser sincera até que me identifiquei um pouco com este jeito de querer agradar a todos e fazer o que todos querem e renegar minhas próprias vontades, mas assim como a personagem aprendi, amadureci e cresci.

Bons segredos

O envolvimento da Syd com a Layla foi outro ponto que me encantou, porque a Syd tem tudo o que quer e precisa, já a Layla veio de uma família simples e humilde que vive da pizzaria do pai que foi herdade de seu avô, mas mesmo com tantas diferenças surgiu uma bela amizade na qual elas tinham total liberdade de falar tudo e uma entendia a outra e uma ajudava a outra. O mais engraçado é que, como uma pessoa gordinha e que ama comer lendo livros, ler elas falarem das pizzas me dava vontade de comer pizza a toda hora e a forma como elas as descreveram me deixou com muita água na boca (rs).

No geral esta estória foi encantadora, envolvente e com uma leitura leve e fácil. Somente o final que faltou ser desenvolvido melhor, pois alguns desfechos da estória ficaram vagos e corridos, mas este final corrido não me fez desgostar do livro nenhum pouco. Este foi meu primeiro livro da autora e pretendo procurar outros livros dela.


Comentar


[instagram-feed]